Siga-nos:

Facebook

Desenvolvimento pedagógico

O desenvolvimento pedagógico é o processo onde assenta o núcleo da estratégia do ZIZILE - IDC e foi iniciado pela pesquisa das boas práticas e modelos pedagógicos de educação da primeira infância desenvolvidos pelas instituições que trabalham na área. O modelo educativo deve ser desenvolvido em paralelo com os curricula de educação da criança, de educação parental e de formação de educadores. Este esforço de escolha e adaptação do modelo educativo deverá ser realizado pela equipa do Instituto em conjunto com especialistas e instituições de Educação da Primeira Infância. MMAS

O modelo de referência escolhido, é adaptado à realidade, de forma a tirar partido da diversidade etno-cultural de Moçambique e das boas práticas e experiências das instituições de educação da primeira infância.

Os conteúdos pedagógicos incluem também a produção de materiais. Haverá um conjunto de materiais que podem ser utilizados directamente por recomendação do método educativo escolhido (p.e. Montessori, Reggio Children ou HighScope), mas haverá no entanto a necessidade de criar materiais localmente ou para tirar partido dos materiais existentes na área próxima a cada centro educativo.

Este processo, conjuntamente com os processo de advocacia e de pesquisa, permite a criação de capacidade no Instituto ZIZILE, nas diferentes especialidades que, por sua vez, permitem tornar o Instituto sustentável do ponto de vista de recursos humanos, bem como criar as bases para uma colaboração efectiva com outras organizações que trabalham na Educação da primeira infância.

É nossa convicção que a filosofia de aprender fazendo é a mais adequada para a criação e fortalecimento da capacidade do Instituto e de todos os intervenientes no Desenvolvimento e Educação da Primeira Infância.

O Instituto ZIZILE possui uma equipa formada em Educação, responsável pela área de modelos e conteúdos educativos que incluem as seguintes temáticas:

  • Desenvolvimento e Educação da Primeira Infância
  • Desenvolvimento de conteúdos educativos
  • Expressão artística na Educação da Primeira Infância
  • Gestão de espaços educativos
  • Psicologia Infantil