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Pesquisa-acção

O processo de pesquisa-acção é fundamental para compreender o universo cultural que circunda a criança, por um lado, e para desenvolver ou adaptar os modelos pedagógicos, para que estes possam potenciar o desenvolvimento integral da criança e a harmonia dos diferentes espaços que estimulam a criança (sendo os dois principais, o espaço do centro educativo e o espaço familiar).

O processo de pesquisa assenta no estabelecimento de parcerias com instituições de pesquisa e de educação, enfocadas no Desenvolvimento e Educação da Primeira Infância. A agenda de pesquisa deve também ser discutida com as instituições que tutelam a Educação e a Protecção Social, por forma a contribuir para as necessidades destes órgãos do Governo no que concerne ao Desenvolvimento e Educação da Primeira Infância. Deve ainda ser partilhada e mesmo co-elaborada com outras organizações da Sociedade Civil, activas no Desenvolvimento da Primeira Infância ou com interesse em colocar este tema na sua agenda.

Os resultados das pesquisas devem, não só alimentar o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos, mas também ser amplamente divulgados a todos os interessados, devendo ser publicados em papel e no website do Instituto ZIZILE.